2004-11-03

Blasfémia

I don't want to start
Any blasphemous rumours
But I think that God's
Got a sick sense of humour
And when I die
I expect to find Him laughing


Depeche Mode – Blasphemous Rumours


Há dias em que imagino mesmo que Deus se anda a rir de nós. Hoje deve estar às gargalhadas, com as votações lá nos States. Porque deve ter mesmo um sentido de humor doentio para permitir que fique um banana daqueles, um louco ávido por guerra e por petróleo, nos comandos do país com maior capacidade militar e menor capacidade humanista.

Deve estar também a rir-se do corpo da Joana, que não aparece. E das filas nas urgências. E dos tantos mortos nas estradas neste fim de semana. E, já agora, das crianças que morrem de SIDA em África, ou das que morreram nas Caraíbas com o mau tempo. Se calhar, ainda tem uma gravação especial para se rir mais um bocadinho do japonês a quem cortaram a cabeça por ser japonês (se calhar Deus acha muita piada mesmo aos japoneses, a atender a Hiroshima e Nagasaqui); ou então está a rir-se ainda das crianças, pais e professores que morreram numa escola na Rússia...

Acho mesmo que Deus está às gargalhadas com o estado do mundo. Vai rindo. Dá cambalhotas de tanto rir.

E, quando eu chegar lá acima, também estou à espera de o encontrar a rir. Ou então a ver a bola no sofá... Provavelmente até tem o Benquerença ao lado. Por causa do nome, claro.

1 comentário:

Hipatia disse...

Falando a sério: não! Nem um bocadinho. Aliás, sou agnóstica e os meus pais tiveram a brilhante ideia de me deixarem chegar à idade do entendimento para me perguntarem se me queria baptizar. Não quis. Não sou, portanto, católica, nem sequer por imposição alheia.

Mas acredito no Divino, acho. Qualquer coisa. Algo que não carece de compreensão, apenas de fé. E que não precisa - nunca - de intermediários. Especialmente se esses intermediários tomarem a forma de uma religião organizada.

:*