2005-03-09

9 Golfinhos

.
(recebida por mail)

Como se mede uma sensibilidade? Será possível atribuir-lhe um peso, talvez umas 21 gramas, como à alma?

Como se mede a gentileza? Terá peso algum?

Como se pesa a lisura, a franqueza? Haverá balança para o brio, para a dignidade?

Cada um de nós terá a sua balança, o seu sistema de medidas, os seus pesos melhor ou pior calibrados.

Eu ontem medi uma sensibilidade pelo meu sistema de pesos e medidas. E, mais razões não houvesse, ontem teria ficado fiel a uma amizade que quero construir com cuidado, carinho e franqueza.

Porque há sempre uma questão de trocas, nestas coisas. E dói quando nos devolvem menos do que aquilo que damos, que oferecemos de bandeja.

Ontem medi a sensibilidade de uma pessoa pela capacidade com que fugiu ao óbvio e ao facilitismo. Pela forma como não usou as interpretações possíveis das minhas palavras para me devolver em embaraço a franqueza com que tento exprimir-me.

Ontem alguém conquistou plenamente o meu respeito. Por me ter respeitado a mim. E não foi preciso fazer de conta que as palavras têm sempre várias interpretações possíveis. Bastou a sensibilidade, a finura de caracter, a disponibilidade para pensar no "outro" com primazia sobre o "eu".

Ontem, tirei o meu chapéu à decência de um homem. Um homem que nem me conhece. Conhece apenas as minhas palavras. Um homem que, de forma franca, me expôs uma situação potencialmente embaraçosa, sem rodeios nem artimanhas. E eu, sempre egocêntrica, desejei para mim a mesma dose de caracter, a mesma sensibilidade para com o outro.

Ontem, ergueram bem alto a parada. Porque há pessoas que merecem o mesmo tipo de correcção, a mesma abertura de alma e de espírito, a mesma linearidade sem subterfúgios.

Ontem abocanhei o pedaço mais extraordinário de uma personalidade com a sofreguidão de quem se vê perante a atitude exemplar.

Reparem na imagem lá de cima... Onde uns lêem corpos, outros sabem que há corpos, mas também vêem golfinhos.

Ontem, se já mais motivos não houvesse, houve alguém que conquistou uma amiga. Eu. Sei bem que sou poucochinha e espero ser merecedora da lisura e hombridade com que quiseste e me soubeste tratar.

Este é para ti. Só para ti. Espero que saibas bem que és o destinatário.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais Vozes

On : 3/9/2005 3:23:33 PM duende (www) said:

Já cá tinha estado, mas como não conseguia ver a imagem remeti-me ao silêncio. Agora que já vejo o post completo só digo que seja quem for, está com sorte.


On : 3/9/2005 3:29:38 PM Hipatia (www) said:

Sabes, Duende, tenho a impressão que era uma atitude que ias gostar tanto como eu. Aquele dizerem-nos as coisas sem merdas, sem invenções. Claro, preciso, franco. Sem pedir licença e sem ser imposição.

Eu cá acho que tenho muito bom gosto para escolher quem quero e gosto de ter como amigos

___

(E tu nem imaginas como os fdp's do Hello e do Blogger hoje me f****** o juizo. Ou me deixavam pôr a imagem; ou me deixavam pôr o texto. E a treta da coisa desatou a abrir sozinha em edit HTML e depois dava erro. Irra!)


On : 3/10/2005 3:43:22 AM Luis_Duverge (www) said:

O silêncio também pode ser um comentário. Hoje como ontem li-te e achei que não devia comentar apenas dizer que um sorriso, um gesto, um olhar são pequenas formas de comunicação que por vezes têm maior conteúdo que grandes discursos cheios de intenções.
Uma coisa que não percebi os problemas que tiveste foram técnicos ou achas que são intencionais ?
Um beijo.


On : 3/10/2005 5:29:34 AM ocidental-acidental (www) said:

Tens sorte, mas não só, Sabes escolher, Hipatia, como bem dizes. E mais sorte tem tal pessoa por te ter como amiga e assim o expores aqui no blogue. Uma sorte de 'sortudo' mesmo. E com certeza merecida. Nem todos temos sempre a postura que mais desajávamos, com as pessoas certas, no momento exacto. Nem sempre temos a presença de espírito e a perspicácia necessária para entender qual, em dados momentos deve ser a nossa atitude. É essa inteligência da interpretação do mpmento certo que faz a diferença. A diferença entre conseguir conquistar uma miga bonita, como tu (bonita intelectualmente, de mente e de comportamento, de resto não sei, nem é preciso) e não lograr mais do que um conhecimento 'de passagem' entre tantos outros. A diferença entre demonstrar carácter e verticalidade, atitude elevada e comportamento banal. O teu amigo deve ter conseguido tudo isso de uma assentada. Mercido e sortudo! Está de parabéns


On : 3/10/2005 11:45:13 AM Mar (www) said:

Eu cá acho que com um post destes o gajo se devia acusar....
(desculpa Hipatia, não quero retirar a importância e a beleza do teu post mas não resisti)


On : 3/10/2005 12:40:10 PM Cromo (www) said:

Socia, conta lá...quem é o Amigo?

(«1 Amigo?....)

rsrsrsrsrsrsrs........


On : 3/10/2005 2:18:34 PM Hipatia (www) said:

Concordo contigo, Luís. Aliás, foi exactamente por a palavra escrita se proporcionar a várias leituras - na falta de um sorriso, um gesto, um olhar e até mesmo silêncios cúmplices - que surgiu um momento potencialmente embaraçoso. Mas foi a forma como foi abordado esse momento (entre outras coisas) que me levou a escrever este texto.

Quanto aos problemas com a máquina... bem, ando mesmo com dificuldades técnicas para usar o Hello. Não faço ideia o que se passa. E sou demasiado analfabeta em informática para encontrar o nó em curto circuito.
Hipatia | Homepage | 03.05.06 - 1:55 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

On : 3/10/2005 2:28:44 PM Hipatia (www) said:

Eu senti-me muito orgulhosa de merecer uma postura assim. Está no texto: sou egocêntrica. Senti-me mesmo feliz.

Como me sinto feliz com estas caixinhas de comentários onde (quase) só tenho recebido elogios e atenções. E palavras simpáticas, para me adocicarem o ego, tanto que nem quero recordar alguns comentários (felizmente muito poucos) de quem expressa uma discordância tanta vez de forma bem pouco eloquente e, muito menos, simpática.

É quem me comenta que me merece também o elogio. Sou impulsiva por natureza e posso ser de uma arrogância fulminante, de uma frieza tremenda, quando se trata de defender os meus textos, as minhas opiniões e os textos e opiniões de quem vem aqui de boa vontade. Talvez chegue o dia em que verás uma Hipatia muito pouco simpática, muito pouco condescendente, se passar a ler por aqui ataques gratuitos, amarelinhos e anónimos.

Até agora, tenho tido tanta - mas mesmo tanta sorte! - com quem me comenta que acho que um dia destes terei que fazer o post "Obrigada 2", só a propósito dos comentários que tantos - que tu -, me deixam aqui.

Também a amizade é uma conquista, não é? Às vezes nem percebemos porque alguém nos acha merecedores dela. A ti também já inclui num pequeno círculo de pessoas que me merecem bem mais do que simples gentilezas sem sentido.

Beijo, Ocidental


On : 3/10/2005 2:32:49 PM Hipatia (www) said:

lol Mar

(Porque será que eu acho que não estás assim tão curiosa? )

As minhas palavras têm o valor que quiserem ler nelas. Ontem, se não as escrevesse, até ficava entupida. Têm um destinatário. Outros até o poderão identificar também. Mas não precisa de um nome. Era um elogio em público, mas não era um elogio público, se é que me consigo explicar...


On : 3/10/2005 2:35:03 PM Hipatia (www) said:

Não conto, seu curioso!

Não posso ter amigos, é?

É que, se não posso, és capaz de me explicar porque te instalaste na minha vida?

Beijo grande, crominho cumpridor de promessas


On : 3/10/2005 4:24:13 PM corpo visível (www) said:

Argh! Estou demasiado formatada! Não consigo ver os golginhos.
E pelos vistos ainda há bons rapazes...


On : 3/10/2005 4:49:38 PM Hipatia (www) said:

Não consegues ver os golfinhos? Nenhum deles?



São as sombras cinzentas. Ora repara bem e diz-me o que vês na zona púbica da mulher

E, sim, ainda há gente boa. Homens e mulheres. Eu - sortuda - tenho tido pontaria, por acaso


On : 3/10/2005 5:00:04 PM corpo visível (www) said:

Ah bom!! A sério que não consegui ver nem um.
Isto já devem ser os efeitos secundários da desalmada vida que ando a ter.


On : 3/10/2005 5:21:01 PM Hipatia (www) said:

eheheh

Mas já viste agora?




On : 3/10/2005 5:26:40 PM corpo visível (www) said:




On : 3/10/2005 5:28:19 PM Hipatia (www) said:




On : 3/10/2005 6:15:41 PM Cromo (www) said:

O 9º só se vê o ....rabo....(ups!!!!!)

p.s-» INSTALEI-ME NA TUA VIDA????????aiiiiiii! Eu?


On : 3/10/2005 6:20:11 PM Hipatia (www) said:

lol

PS - Então não te instalaste? Eu instalo sempre os amigos na minha vida. Arranjo-lhes um sofá e está a andar