2005-03-25

Páscoa II

Descending then ascending, the fall then the call
Climb ever upward to join the world once more
See the serpents rising, angels on a chain
Come to meet together, come to make their claim
Black Easter

Hear the chants of old powers, the weak fall on their swords
Nature is above all morals, destiny a shameless whore
Fallen angels, like black flowers, bloom and are ripe
Gather round the lords and princes, bringer of a promised light
Black Easter...


Sol Invictus – Black Easter



Tanta gente já me desejou boa Páscoa e já desejei boa Páscoa a tanta gente que até de mim mesma omito o sem significado que encontro na expressão. Talvez por não ser Católica, por não ter interiorizado nada do catecismo.

Antes de continuar, talvez seja melhor explicar que sou agnóstica. E nem o sou apenas por escolha livre, pensada, interiorizada. Sou uma agnóstica plena, sem direito ao quinhão de Paraíso prometido, já que os meus pais não me baptizaram. Decidiram – e estou-lhes agradecida por isso – que seria uma decisão minha, quando tivesse entendimento suficiente para fazer a minha escolha.

Num País que não questiona o baptismo na infância, imposição paternal e social, isso fez, muitas vezes, toda a diferença para mim. Mas, admito, outros tantos poderão ter uma formação católica e crenças católicas enraizadas e, a esses, desaconselho a continuação da leitura deste post. É que, mesmo não sendo um post anti-crença, é, sem dúvida, um post anti-crença empacotada. Mas esta é, tão só, a minha opinião.

Admito que "catecismo" é uma das palavras onde encontro um tom mais pejorativo. Sinto-lhe sempre os contornos de uma qualquer cartilha formatadora de pensamentos, como se Torquemada nunca tivesse morrido, como se Florença nunca tivesse ardido face à inclemência obtusa que lançou as vaidades para a fogueira.

Confunde-me até hoje esta necessidade da Igreja reservar para si o património absoluto das verdades, como se Deus não passasse de um mero pretexto nos jogos de poder bem terrenos.

A minha ideia do Divino é tão pouco regulamentadora, emboca de uma forma tão entranhada em noções de liberdade que, de forma alguma, se poderia traduzir em meia dúzia de patacoadas ensinadas de forma igual, compulsiva, sistematizada, a fedelhos que preferiam (sempre achei que preferiam) estar em casa a ver os Desenhos Animados.

Não questiono a Fé. Isso nunca! Todos têm direito a acreditar no que querem, como querem. Mas questiono as religiões. Ou, às tantas, nem sequer são as religiões, que me agrada até a velhinha ideia de "re-ligar" onde a palavra religião se consubstancia. Talvez questione apenas esta necessidade tão pragmática e tão pouco espiritual de transformar a Fé dos Homens em espectáculo mediático, cheio de tectos com anjinhos com pilinhas minúsculas, ou com tribunais persecutórios, ou com a sede de poder e a necessária prostituição a que isso obriga com os interesses materializados até hoje no Estado mais rico do Mundo e as suas políticas terrenas, ou ainda a congeminações degradantes, como o horrível "A Paixão de Cristo".

E nem é só a Igreja Católica, como é óbvio. Mesmo que essa não se possa eximir de nenhum dos flagrantes atentados à liberdade espelhados nos compêndios da História. Liberdade física, de pensamento, de Fé.

Olhamos ali para o lado, para o Médio Oriente, por exemplo, e temos mais demonstrações de como o catecismo de uns leva à morte de mais uns poucos. E nem importa bem que o Divino seja Uno, seja o mesmo com outro nome, que a Fé seja bebida com igual sofreguidão.

Não há nada como um Papão para meter medo aos Homens. Odeio, detesto, abomino, a forma como todas as religiões monoteístas organizadas transformaram o Divino em Papão. Um Papão que não pode ser desobedecido, contestado, questionado, ou a punição deixa de ser acaso, passa a sina, pena perpétua, sem expiação.

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 3/24/2005 7:36:54 PM vanus de Blog (www) said:

O que é que estás aqui a fazer gaja? Não devias estar na copofonia? Ou já estás tão velha assim que não te aguentas?

Não me apeteceu ler o texto como deve ser, senão ainda tinha que te dar na cabeça hoje, amanhã dou cabo do papão (que por mero acaso é obra do homem por não se aguentar à bronca sozinho..., e essa do médio oriente, grrr...), digo-te só que embora a música seja boa qb, há uma dos death in june, muito melhor

(é só para embirrar, sei que não gostas deles )


On : 3/24/2005 7:38:53 PM vanus de Blog (www) said:

Ah! Já sei, é sexta-feira santa, não bebes


On : 3/24/2005 7:42:59 PM Hipatia (www) said:

Parece que meio mundo escolheu a madrugada de sexta-feira santa para sair de férias da Páscoa. Fui ficando sem convidados

(... e os pés estavam a matar-me )


On : 3/24/2005 7:48:41 PM vanus de Blog (www) said:

Gajada do norte


On : 3/24/2005 8:49:37 PM Jorge Morais (www) said:

Estava a pensar que o meu pai é católico. Aliás, eu sou o único da família que não sou, talvez por causa daquela história da catequista
Mas, voltando ao meu pai, ele tem uma visão que eu considero saudável da religião, sem exageros. Uma vez, contou-me que o padre dividia com Deus metade das esmolas. Depois jogava às cartas com ele e recuperava o dinheiro....


On : 3/24/2005 10:32:33 PM mysticat (www) said:

lol
Vanus, depis deste post, vê-se logo que é contra a religião da hipatia beber à 6a!






On : 3/25/2005 6:07:00 AM duende (www) said:

Felizmente li a tua explicação aí em cima, porque vinha já fazer a mesma pergunta que a Vanus.

Quanto à fé limito-me a acreditar que o divino está em todos seres e todas as coisas o que se calhar se poderá traduzir por natureza. Mas hoje não estou grande coisa para considerações mais profundas e portanto fico-me por aqui.


On : 3/25/2005 12:09:24 PM Hipatia (www) said:

Gajada do norte, mesmo, miga, mais esta mania de viajarem todos para terras de mouros por alturas da Páscoa


On : 3/25/2005 12:11:12 PM Hipatia (www) said:

Que pai sábio, Jorge. Gostei dessa definição para o que acontece às esmolas

Ai a catequista... Pois! Mas acho que tu eras dos poucos que não preferia estar em casa a ver os Desenhos Animados...


On : 3/25/2005 12:12:04 PM Hipatia (www) said:

Por acaso, Misty, a verdade é que vim postar porque não podia deitar-me logo...


On : 3/25/2005 12:15:33 PM Hipatia (www) said:

Mas foi um dia e tanto, Du: comecei as celebrações às 13:30h. E uma "gaija" não é de ferro

Na minha definição de Divino está essa tua de Natureza. Não são exclusivas. Não gosto é quando as definições são formatas, encerradas em dogmas.

(por acaso hoje também não estou grande coisa para nada demasiado profundo... )


On : 3/25/2005 2:26:32 PM Loiro (www) said:

Tão bom ver alguém que não anda na refega anual das amêndoas! Nunca é demais reflectir porque o fazemos. Ainda assim, acho uma pena que não tenhas pensado em imitar nem que fosse um tiquinho a passarada migratória tripeira, rumando aqui à mouraria ;)
Um beijinho de parabéns com um dia de atraso, loiraça :)




On : 3/25/2005 3:26:03 PM vanus de Blog (www) said:

Tarado!!!!

Onde é que tu andas ó gajo? Ainda estou à espera do meu café, ou isto das vistas é sempre no dobrar do ano

Vê se dizes alguma coisa...que tenho saudades


On : 3/25/2005 4:48:02 PM Hipatia (www) said:

Meu loiro! Estou com tantas saudades tuas! Pormeteste-me uma vinda ao Porto. Ainda estou à espera

(vou para sul na semana de 10 a 17 de Abril... A ver se passo por ai )


On : 3/25/2005 6:25:21 PM PN (www) said:

Parabéns!!! Eu sei que estou um pouco atrasado mas a culpa não é minha, é...é...é da crise petrolífera mundial.
Desculpa esta minha falha mas ontem mal estive pela blogoesfera. Ainda há bolo ou vou ter de me ficar pelos sentimentos de remorsos?

Relativamente ao post, não podia concordar mais contigo. Sempre me fez muita confusão a imposição da fé, fosse ela qual fosse, que me parece contrária à própria ideia de fé. Para não falar das barbaridades que em nome duma ou doutra divindade, se foram cometendo, como tu tão bem escreveste.

Mais uma vez parabéns e um grande beijo.





On : 3/25/2005 7:08:05 PM CotaMarada (www) said:

Concordo em pleno... mas (e há sempre um mas) se pensarmos na Páscoa como a festa da primavera, do renascer depois do inverno, então os ovos enquanto símbolo de vida e os coelhos de fertilidade já têem razão de ser. Nalguns países do Norte celebra-se a chegada da primavera atirando-se ovos por cima das casas.


On : 3/25/2005 10:21:38 PM Hipatia (www) said:

"pormeteste-me"? Isto de escrever à pressa nunca dá bom resultado Mas estava tão contente com a visita...


On : 3/25/2005 10:26:37 PM Hipatia (www) said:

Bolo ainda há, pelo menos de um deles. Massa folhada, com chantilly e morangos... és servido?

Como disse ali em cima à Duende, eu não gosto nada de dogmas. Bem, gostei do filme "Dogma". Muito! Especialmente quando recordo o problema do anjo Gabriel com a bebida

Quanto a todas as verdades que alguém assume como absolutas, sempre achei que me faziam alergia

Obrigada, PN.

Beijinho


On : 3/25/2005 10:33:03 PM Hipatia (www) said:

Quando escolhi o "Black Easter" dos Sol Invictus para iniciar o post, estava exactamente a pensar nas celebrações pagãs, que são um dos fundamentos das letras das músicas dessa banda. Celebrar os solestícios parece tão velho como a Humanidade, não é? E talvez ai a ideia de ressurreição faça sentido, já que a Natureza se renova, vive de novo, recria-se em esplendor depois dos cinzentos frios e hibernadores do Inverno. Mas até essas velhas celebrações iniciáticas as religiões souberam aprisionar em dogmas...

Obrigada pela visita, Cota Marada. Volta sempre



On : 3/26/2005 5:37:47 AM CotaMarada (www) said:

Voltarei sempre
porque gosto muito de ler o que escreves;
porque é um desafio discordar de ti;
porque é um prazer e um alívio encontrar alguém que traduz tão bem por palavras os meus pensamentos confusos...


On : 3/26/2005 8:29:25 AM Hipatia (www) said:

Obrigada por gostares de ler o que escrevo

Estou certa que será muito fácil discordar de mim

Eu também ando sempre a tentar ler nas palavras dos outros um fio condutor para os meus pensamentos que, são, tanta vez, muito confusos. Agradeço desde já a ajuda que deres a esse propósito