2009-05-27

A propósito das decisões

"Aliás, se persistíssemos em afirmar que as nossas decisões somos nós que as tomamos, então teríamos de principiar por dilucidar, por discernir, por distinguir, quem é, em nós, aquele que tomou a decisão e aquele que depois a irá cumprir, operações impossíveis onde as houver. Em rigor, não tomamos decisões, são as decisões que nos tomam a nós."

Do livrito que ando a ler, Todos os Nomes de José Saramago

4 comentários:

Bartolomeu disse...

Aquilo co Zézinho pretende dizer, na sua, é que, antes da decisão, precisamos ter a certeza da certeza da mesma, para que a decisão possa ser tomada acertivamente, ou acertadamente.
É tudo e somente uma questão de incerteza na certeza da decisão.
Hmmm?
Queres que me cale!?
Ok!

vidinha disse...

olá! Por acaso eu li esse livro no secundário e achei que era uma coisa... como é que eu hei-de dizer... secante! Penso que o li na altura errada, mas nunca mais tive coragem de o reler. No fim, dê-me, por favor, a sua opinião. Acho que preciso de encorajamento.

Fabulosa disse...

Bartolomeu, era isso que eu achava, que o melhor era ter a certeza antes de partir para a acção... =)

vidinha, no meu tempo não se lia nada do saramago no secundário. para já estou a gostar, muito embora não seja dos que me cativou mais... até agora continua a gostar mais do memorial e do evangelho, sobretudo deste último. =)

Fabulosa disse...

continuo