2006-03-02

A minha resposta


Ralph Fiennes


Confesso que não tenho uma relação muito saudável com os conceitos de beleza. Gosto de escalpelizá-los e, a mais das vezes, fico-me antes com o nariz torto, desde que o olhar seja ladino, com a cicatriz, em vez da cara perfeita. Nada como uma pequena mácula para tornar interessante, apelativo, aquilo que poderia ser apenas belo.

Sempre me pareceu que todos os conceitos de beleza se esgotam facilmente na multiplicação desmedida em tom de fotocópia ou, actualizando conceitos, de clones. Fácil, por isso, procurar a novidade no que, não sendo o belo do cânone, atrai pelos outros motivos. Não será à toa que nós, mulheres, nos delongámos a falar de "charme", porque não há análise que perdoe tamanho conjunto de imperfeições no sujeito. E mesmo o mais delicioso dos bonecos só o é porque a beleza apregoada não resiste a um olhar à lupa, mas o charme permanece e o conjunto vale por si.

E depois há as mãos.... nada como um lindo par de mãos a despontar à frente dos meus olhos e a engrandecer uma conversa deliciosa com um bailado de gestos. E há os olhos, com o brilho certo e a textura do veludo.... Eu vou mesmo por pormenores!

E os pormenores parecem-me, de facto, ser o que mais importa naquilo que, cada um, tem como o seu conceito de beleza. E há tantos destes conceitos que não chego sequer a compreender...



(em forma de repost... mas não há tempo para mais)

9 comentários:

vanus disse...

Em forma de "re-resposta":
O Val Kilmer e o Gary Oldman, são meus, vi-os primeiro :P

Agora a sério, acho que nunca gostei de um homem bonito, fazem-me impressão, são muito estáticos, muito simétricos, olha, são muito fato de borracha, é a melhor imagem que encontro ;)

Hipatia disse...

Com o Val Kilmer podes ficar. O Gary Oldman é que... bem, podemos sempre tirar à sorte :)))

Mas, sim, demasiada simetria enjoa. E de que maneira! Mas eu sou suspeita, que nunca gostei mesmo de nada demasiado belo: provoca-me sempre um enorme bocejo. De qualquer forma, até essa questão do belo depende sempre de tanta coisa fabricada em determinado momento sócio-cultural que nem eu sei muito bem do que falo :))

sofia. disse...

Talvez defeito profissional, mas não consigo deixar de gostar do belo.
Mas se o belo não "vier" com o olhar, os gestos, a cabeça, (o dito resto) serve apenas para consolo da vista
E mais que a simetria, opto pelo equilibrio ;)

Hipatia disse...

Mas, sabes, Sofia, nunca sei achar feio aquilo ou quem gosto. Talvez esteja ai o meu equilíbrio ;-)

Maria Arvore disse...

Oh Hipatia, belo é o binómio de Newton. ;)

Posso ter uma fixação por mãos esguias e olhos que falam e por aí se resume o meu conceito estético de belo físico. E até, confesso, uma panca por louros-tipo-Brad-Pitt, mas tudo isto se dissolve se daquelas boquinhas não sairem umas palavrinhas de jeito. Belo e afrodisíaco é um cérebro que suporte as palavras e o resto são Ken's. ;)

Hipatia disse...

E ele há cada vez mais Kens, não é? Como se, com a crescente mania de que a aparência é que vale, aquilo que realmente importa fosse relegado para o plano dos pormenores. Talvez seja por isso que eu sou mesmo de pormenores, portanto :))) E não há nada que bate a um cérebro bem ginasticado ;-)

Miguel Horta disse...

Sabem o que é possuir um coração culto? nada mais sedutor...

Hipatia disse...

E uma mente ginasticada, Gaivina :)

Anónimo disse...

Mais Vozes

Pois é sempre bom saber que, apesar de andar afastada das lides dos blogues quando chego a tua casa tenho sempre coisas bonitas à minha espera!
bastet | Homepage | 03.02.06 - 4:11 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

As mãos - como gosto das mãos.
Folha de Chá | Homepage | 03.02.06 - 5:23 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Eu também não tenho andado muito por cá, Bastet. O sem tempo, a sem vontade, a chuva miudinha, o blogue a dar comigo em doida... acho que, cada vez mais, estou a precisar de férias Mas o Ralph fica sempre bem
Hipatia | Homepage | 03.02.06 - 7:03 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Também eu, Folha de Chá
Hipatia | Homepage | 03.02.06 - 7:04 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Férias? Falaste em férias? Oba!!!
bastet | Homepage | 03.03.06 - 2:50 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Raios que ainda falta tanto!
Hipatia | Homepage | 03.03.06 - 5:59 pm | #