2009-01-30

A carta anónima

«Zeferino Boal, militante do CDS/PP e candidato à presidência da Câmara de Alcochete nas últimas eleições autárquicas, é o autor da denúncia anónima que originou a investigação da Polícia Judiciária (PJ) em volta do caso Freeport, em 2004. José Sócrates é apontado neste processo como estando envolvido na alteração, em 2002, da Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo (ZPE), enquanto ministro do Ambiente, permitindo a construção daquele empreendimento de Alcochete. Em troca, o PS teria recebido dinheiro para subsidiar a campanha eleitoral para as legislativas daquele ano.»

DN, 25-04-2007


«Os alegados factos que a Polícia inglesa utiliza para colocar sob investigação cidadãos portugueses são aqueles que lhe foram transmitidos em 2005 com base numa denúncia anónima, numa fase embrionária da investigação, contendo hipóteses que até hoje não foi possível confirmar, pelo que não há suspeitas fundadas.»

PGR, 29-01-2009



Devo ser eu, que venho de uma família que se deu muito mal com o hábito de antigamente de bufar à boca pequena – em troca de uns cobres ou uns favorzinhos – verdades e mentiras que faziam e desfaziam vidas, com visitas às celas da polícia política à mistura e demasiadas dores de cabeça pelo meio. Ganhei aversão a bufos. E aprendi que a memória não pode ser pequena.

Em relação a este caso concreto, devo estar muito confundida; ou dou-me mesmo muito mal com esta mania de ter memória, ou então devo ser muito burra. É que não chego a entender porque continuam a chamar anónima à carta quando já se provou quem a escreveu.(*)

É que estamos a falar da mesma carta, certo? Ou nas vésperas das anteriores eleições houve não um, mas dois bufos, a contarem a mesma história? É que Boal até foi ilibado de tentar incriminar José Sócrates, pelo que deve haver ali mais qualquer coisa na tal "campanhazinha negra" que agora já se admite.




_______
(*)Admito que já não me lembrava do nome do homem, mas uma pequena busca no Google resolveu a coisa. Este Google é mesmo um excelente auxiliar de memória para quem o quer usar!

6 comentários:

PreDatado disse...

Apesar das brincadeiras que faço lá no PreDatado com toda esta cena e na convicção de que raramente há fumo sem fogo e, ainda, embora eu não goste de Sócrates enquanto político não me passa sequer pela cabeça que ele possa ter recebido algum benefício material com esta história. Claro que o povo diz que quem vê caras não vê corações, mas sem, obviamente, pôr as mãos no fogo por ele, não me parece que seja pessoa para se corromper desse jeito. Quanto ao sr. Boal é, claro, um BUFO! Porque uma coisa é a denúncia política e a denúncia da falcatrua dando a cara, outra é fazendo-o a coberto do anonimato. Deve ser descendente de algum pide.

Hipatia disse...

O que me irrita mais neste caso, Pre, é a sensação de que os bufos andam à solta e sem açaimo na comunicação social. Dos políticos já não esperamos muito mais, até que bufem quando dá jeito. Dos que se dizem jornalistas, esperava-se que pelo menos soubessem consultar arquivos :(

Toze disse...

Portugal tem um jornalismo foleiro, desinteresante, em termos de investigação, nada ! É o jornalismo fácil, como quem atira milho a pombos!

Os pombos serão estupidos ou gostam de passar por estupidos ?

Hipatia disse...

Desde que consegui atropelar um pombo lisboeta, não tenho qualquer boa impressão sobre a sua inteligência, Tozé :D

I. disse...

Para além de concordar que os pombos lisboetas são estúpidos, digo até que estou convencida de que são os mais estúpidos do mundo e arredores, isto se houver pombos fora da terra.

Quanto ao outlet:
- não m' acredito que o socas tenha recebido guita, não é assim tão estúpido;
- estou convencida que a cena é mais mafiosa, do género eu faço-te um favor e tu logo me pagas um dia quando eu precisar de qualquer coisa de ti;
- isto é a prova provada da forma de fazer seja o que for em Portugal: mesmo que tudo esteja conforme, certinho, prontinho a avançar, só se começa se pagares luvas a um merdoso de um funcionariozeco qualquer, ou tiveres uma palavrinha amiga de alguém de topo.

(eu emigrava, mas lá fora ninguém me quer. me mate quer adoptar um sueco. de 18 anos. eu preferia fazer um leasing disto aos suecos. de borla e por 20 anos, mínimo)

Hipatia disse...

Sim, vamos arrendar isto à Suécia. Não foi lá que uma Ministra se demitiu por se ter esquecido de meter um embarcadouro nas contas do IRS lá do sítio?

E digo-te: pobre País este em que a merda se atira para as ventoinhas e cai em cima de tudo e todos, desde o sistema político ao sistema judicial, com passagem pelo tal de quarto poder que há muito perdeu todas as garantias (ou pelo menos aparência) de isenção :(