2008-10-26

Hooverville (*)


Herbert Hoover


Hoover perdeu as eleições para Roosevelt e ficou para a história como um dos piores Presidentes Americanos (Bush já lhe está a fazer companhia), depois de se provar incapaz de dar uma resposta à crise que rebentou em 1929. O seu pior crime? Achar que o Estado não devia intervir para regular a economia. A resposta de Roosevelt, que lhe sucedeu, chamava-se New Deal e, simplificando bem as coisas para até o maior idiota de direita perceber, apostava no Estado como alavanca da economia, quer pela regulação que impunha, quer pelos projectos de obras públicas com que respondia ao desemprego galopante.


_________
(*) Nome pelo qual ficaram conhecidos os bairros de lata que se multiplicavam ao tempo da Grande Depressão

2 comentários:

Maria Arvore disse...

Este é um post profético em como os Americanos e o Obama vão dizer «Yes, we can»?... :)

É que se as empresas se regem pelo lucro próprio só vão beneficiar a restante população se o Estado lhe der algumas contrapartidas...

Hipatia disse...

Sabes, estava a pensar mais cá por casa, para os lados daqueles que desbaratam a gravidade da coisa chamando-lhe “crisezita”, mas depois há que não fazer obras públicas (pelo menos enquanto não poderem monopolizar a distribuição integral do pilim pelos amigos e pelas bases), porque a crise é muito grave.